Audição

Assista ao vídeo para ver como as ondas percorrem as três partes do ouvido.

Parte 1 – a orelha externa
A orelha externa recebe as ondas sonoras e as direciona para o canal auditivo, local em que serão amplificadas pela forma afunilada do canal e canalizadas para o tímpano. 

Parte 2 – a orelha média
As ondas sonoras causam a vibração do tímpano, transmitindo o som para os três pequenos ossículos da orelha média.

Estes ossos são normalmente chamados de martelo, bigorna e estribo e conectam o tímpano à membrana entre as orelhas média e interna, na região conhecida como "janela oval". O movimento da "janela oval" transmite a pressão das ondas sonoras para a orelha interna.

Parte 3 – a orelha interna
A orelha interna está completa de fluidos e abriga a "cóclea", órgao em forma de espiral. Os corredores da cóclea estão revestidos por 20.000 células ciliadas microscópicas que convertem as vibrações do som em impulsos nervosos. Estes impulsos são então enviados para o cérebro, que os interpreta como sons significativos.

Sinais normais da perda auditiva
Concordo, algumas vezes as pessoas murmuram. Mas, quando todas as pessoas que você têm contato murmuram, é o momento de considerar outras possibilidades.

Abaixo estão alguns sinais típicos da perda auditiva.
  • As pessoas vão à sua casa queixar-se ou fazer piada sobre o volume alto da sua TV.
  • Você frequentemente encontra-se pedindo que as pessoas repitam o que disseram. Ou você recorre a alguém próximo para repetir o que os outros dizem. Você pode até ficar nervoso quando esta pessoa não está por perto para ajudá-lo.
  • Você tem problema em entender a pessoa que está do outro lado da linha do telefone. Você até tenta desligar o telefone mais rápido porque está frustrado.
  • Você se encontra participando menos em conversas, mesmo com a família e bons amigos.
  • Você observa o rosto das pessoas quando estão falando, assim você pode preencher os vazios lendo suas expressões ou lábios.
  • Você está se tornando menos social com a família e amigos.
  • Você se irrita com as pessoas quando não pode entender o que elas dizem. Você pode até ficar chateado ou depressivo.